quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O DIÁLOGO


Crianças pequenas podem não conhecer muitas palavras, e quando falam pode ser difícil entendê-las, mas elas adoram falar. A pergunta é: como se conversa com uma criancinha que fala uma ou duas palavras? As possibilidades são infinitas, você pode falar sobre qualquer coisa, engraçada ou séria; recitar um poema várias vezes, ou apontar para objetos e dizer o nome deles. . Leia um livro em voz alta ou cante para o bebê enquanto estiver no banho.Crianças pequenas escutam muito e também podem falar muito. Ou seja, não pense que ela não está prestando atenção ao papo dos adultos. Seu filho entende mais do que você imagina.
Converse enquanto estiver trocando a fralda, dando de mamar ou dando banho, e dê um tempo para que ele responda com um sorriso ou olhando nos seus olhos. Um bom jeito de começar é simplesmente descrever o que você está fazendo: "Agora a mamãe vai colocar você na água quentinha (e assim por diante)". Você poderá perceber que ele presta atenção aos movimentos da sua boca. Continue falando e em breve ele começará a tentar conversar também.
É impossível não usar um certo "tatibitate" ao falar com o bebê, e ele tem lá sua função afetiva, mas procure usar também frases reais, no mesmo tom de voz e com o mesmo vocabulário que usaria com um adulto. Seu filho só aprenderá a falar se você ensiná-la a fazer isso. Não há motivo para evitar o uso de palavras complicadas. Embora talvez precise simplificar a forma como fala para que seu filho compreenda o que você quer dizer, a melhor maneira de ele aumentar o vocabulário é escutando você usando novas palavras.

Quanto mais a criança é estimulada a falar,
movimentar-se e descobrir, maior será o
desenvolvimento do seu cérebro e da
coordenação fina dos seus movimentos.
Essas realizações, ajudam a criança a se comportar
com mais competência e confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário