quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FALA E LINGUAGEM



O desenvolvimento da fala, da linguagem e da compreensão em geral entre 1 e 3 anos é rápido e fascinante, mas costuma deixar os pais cheios de dúvidas sobre o que é normal e o que não é, o que fazer para estimular a criança, o quanto ela deve aprender.
O choro do seu filho ao nascer é a primeira incursão que ele faz no mundo da linguagem. Naquele momento, ele expressa o choque de sair do confinamento gostoso do útero e de estar em um lugar desconhecido. A partir de então, vai absorvendo os sons, os tons e as palavras que moldarão a forma com que ele vai falar.
A fala está ligada diretamente à audição. Quando ouve as outras pessoas conversarem, a criança aprende os sons das palavras e como as frases são estruturadas.
Seu filho vai aprender aos poucos a usar palavras para descrever o que vê, ouve, sente e pensa na medida em que completa saltos de desenvolvimento mental, emocional e comportamental. Muito antes de um bebê murmurar sua primeira palavra, ele aprende as regras da linguagem e percebe como os adultos à usam para se comunicar.
As crianças aprendem a falar durante os dois primeiros anos de vida.
Primeiramente usando a língua, os lábios, o céu da boca e qualquer dente que esteja aparecendo para produzir sons .Logo, esses sons se tornam palavras de verdade (um “mamã” ou um “papá” pode escapar sem querer entre os 4 e os 5 meses, levando lágrimas aos seus olhos, e quem se importa se foi intencional ou não?). A partir daí, aprendem mais palavras com os pais, e com quem mais estiver perto delas, e logo após despertam para frases com duas ou três palavras.

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