A educação infantil proporciona para a criança uma nova experiência de socialização. Para garantir o sucesso desta etapa educativa, a criança precisa sentir-se segura, confiante com sigo e com o próximo. A escola é um ambiente onde também se constroem as relações humanas, portanto, deve-se valorizar não apenas conteúdos, mas a qualidade do desenvolvimento social e afetivo. Ao se sentir amada a criança aprende uma das mais importantes lições de convivência, o respeito. Aspecto este fundamental para a edificação do ser humano como um todo.
É também neste momento em que a criança vivencia o seu maior pique. Ou seja, sente necessidade de extravasar emoções, brincar, se agitar, UFA... Mas como todo mundo também precisa de um instante para se acalmar. Cabe ao mediador proporcionar este período de descanso que relaxa e recarrega as energias dos pequeninos.
Pensando nos aspectos mencionados, afetividade e relaxamento, trabalhamos com os alunos do Jardim II uma dinâmica que pudesse proporcionar ambas as sensações. Algo lúdico que instigasse a imaginação e o interesse pela proposta. Para isto, foi adaptado uma breve história, retirada de um site educativo, a qual conta o dia de uma borboleta que depois de muito voar sentiu-se cansada, deitou-se em uma flor fofinha e adormeceu...
Ficou mais ou menos assim:
“Num belo dia de sol as borboletas voavam por um belo jardim . Vejam que lindas borboletas! Quantas somos? Como são coloridas! (as crianças voam “leves”, sem correr ou empurrar os amigos, devagar como uma graciosa borboleta!). Depois de tanto voar por este lindo jardim, as borboletas começaram a se sentir cansadas... uhhhhh, que soninho... viram uma flor tão fofinha que resolveram se deitar e ficaram paradinhas. Adormeceram. Fecharam os olhinhos e guardaram sua voz. O tempo passou, um novo dia chegou lindo e quentinho. As borboletas se espreguiçaram bem devagarzinho, e se sentiram tão felizes pela beleza das coisas a sua volta que trataram logo de abraçarem umas as outras. Abraços de borboletas são aconchegantes e deliciosos!”
Professora Suzana - Turma Jardim II