O ato da alfabetização acontece com os primeiros contatos das crianças com as letras. Com isso a visualização das letras é de fundamental importância para que os alunos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel. Até que aprendam como é a grafia correta das 26 letras do alfabeto sem precisar consultá-la para lembrar por exemplo o lado certo da barriguinha do B, é de grande importância que o alfabeto esteja afixado na sala de aula , bem como impresso em lugar de destaque nos exercícios de fixação.
A oportunidade de visualizar o alfabeto se constitui também em autonomia, pois a criança começa assim elucidar sozinha sua imprecisão, tornando-se mais segura, sentindo-se capaz.
Com a proposta de incentivar os alunos a usar o alfabeto de forma prática, estamos trazendo para a turma do período preparatório II o projeto: «O ALFABETO COMPARTILHADO ».
Objetivos do projeto:
Despertar a fixação das letras do alfabeto através da atividade conjunta família-escola.
Impulsionar a curiosidade, a capacidade de percepção visual, a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas, o trabalho em conjunto, onde os alunos trabalharão com suas famílias para chegarem a um só objetivo: a montagem do alfabeto .
Trazer para as aulas de alfabetização um processo suave onde a criança não se sinta pressionada pela obrigação de aprender a ler e escrever, mas que tenha prazer no aprendizado para que este ocorra de forma gradual e sem traumas para nossos alunos.
VAMOS COMPARTILHAR?
Como já sabemos a família tem um importante papel para que os projetos propostos pela escola atinjam seus objetivos.
Desta vez vamos contar com a ajuda dos pais não só para ler com seus filhos, mas para escrever uma pequena história.
Nessa segunda etapa do projeto junto com a MALA VIAJANTE irá o livro O ALFABETO COMPARTILHADO, onde a 1° página será preenchida pelos alunos do período preparatório II juntamente com a professora em sala.
As próximas páginas serão preenchidas em casa com a participação da família , cada aluno receberá uma letra na seqüência do livro e a página correspondente a letra deverá ser preenchida livremente com recortes ou desenhos de figuras que comecem com a letra contida na página, a família deverá também escrever uma breve história com a letra.
Agora é só usar toda criatividade, divirtam-se e vamos compartilhar o alfabeto!